A PEÇA
Eles não usam black-tie é uma peça de cunho social-político escrita por Gianfrancesco Guarnieri para o Teatro de Arena em 1958. A direção da peça foi realizada por José Renato com músicas de Adoniran Barbosa, encenada no Teatro de Arena, um pequeno teatro de noventa lugares em frente a praça da Consolação em São Paulo, adaptado de uma garagem, hoje Teatro Eugênio Kusnet. A estréia da peça foi a 22 de fevereiro de 1958. Foi a escolhida no Seminário de Dramaturgia do Teatro de Arena e tirou-o da falência iminente, dado o sucesso de bilheteria.
Ficou mais de um ano em cartaz em São Paulo, o que era inédito no teatro brasileiro.
Os atores da montagem inicial foram Lélia Abramo, Eugênio Kusnet, Gianfrancesco Guarnieri, Riva Nimitz, Miriam Mehler, Celeste Lima, Francisco de Assis, Milton Gonçalves, Henrique César, Flávio Migliaccio e Xandó Batista. A peça tem como tema central a greve e a vida operária, com preocupações e reflexões universais do ser humano. Mais tarde foi feita uma versão homônima da peça para o cinema, dirigida por Leon Hírzman e protagonizada pelo mesmo Guarnieri.
"Black Tie" trouxe os Camponeses e gente simples já haviam sido objeto de representação no teatro brasileiro, como em Arthur Azevedo e Nelson Rodrigues.
O FILME
Eles não usam black-tie é um filme brasileiro de 1981 dirigido por Leon Hirszman, com fotografia de Lauro Escorel e baseado na peça Eles não usam black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri.
Gianfrancesco Guarnieri .... Otávio
Fernanda Montenegro .... Romana
Carlos Alberto Riccelli .... Tião
Bete Mendes .... Maria
Lélia Abramo
Milton Gonçalves .... Bráulio
Denoy de Oliveira Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário