terça-feira, 15 de maio de 2012

O Segredo




Este título está em português, mas ao contrário da maioria dos que são acometidos de tal aberração ... este retrata de alguma forma o assunto do filme. Tenho certeza contudo, que ele não dá conta da complexidade do significado do título original em inglês, seja ele qual for ...

Gostaria apenas de destacar as atuações de Gene Hackman e Faye Duneway . E a discreta performance do então novato Chris O'Donnell.

Existem filmes que nos fazem chorar ... no entanto, poucos filmes o fazem tocando visceralmente as feridas que afligem a alma humana. Somos levados pelas mãos dos personagens de Gene e Faye, a experimentar o sofrimento reservado àqueles dominados pela ignorância - e alienação - de si mesmos; aqueles que são títeres de uma sociedade anacrônica, cuja ordem é caoticamente simbolizada pelos grilhões da força e do privilégio racial, persistente em boa parte do Sul dos Estados Unidos.

Há uma cena entre os personagens de Gene e Faye, particularmente de uma densidade dramática - para mim, única ... Ele, um condenado à morte por injeção letal, pelo assassinato de crianças em uma explosão; ela, sua irmã, criada como ele sob um regime de ódio brutal e intolerância. Um reagindo, o outro se mortificando. O encontro entre eles é inicialmente de uma frieza esterilizante, uma distância interposta pela costume da brutalidade nas relações sociais, e familiares, que estigmatiza exasperadamente os papéis do homem e da mulher - esta um ser passivo e sem alternativa. Uma atmosfera carregada impregna a cena, uma mistura daquele ódio secular e do afeto reprimido entre dois irmãos, que mal se falaram durante toda sua existência debaixo mesmo teto ... até que, em determinado momento tudo fica tão claro pra eles - esse panorama infernal, de incompreensão e ignorância ... e há uma troca de olhares, que desvela tudo naquele átimo de toda uma existência, e a catarse surge de maneira silente e delicada, no abraço final de ambos.

Estou crispado agora, quando me lembro ... o filme vale por essa cena, embora tenha uma pano de fundo bastante realista da época em que foi realizado em 1996.

Assistam.        

Por A.H.Garcia

Nenhum comentário: